Guerreiro, Fabiana Luciano Bueno Pereira2024-12-172024-12-172024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8734Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino Americana como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Relações Internacionais. Orientador: Anaxsuell Fernando da SilvaEste trabalho tem como objetivo analisar a existência de ações afirmativas que promovam o acesso à educação primária de migrantes e refugiados na rede pública de ensino da cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. Toma como foco de pesquisa os desafios oriundos da migração e a integração destes indivíduos em novas culturas considerando o novo idioma como um dos principais obstáculos que tais migrantes enfrentam no processo de adaptação e socialização. O estudo examina como as políticas educacionais no município estão sendo implementadas para assegurar a proteção dos direitos humanos dessa população, com ênfase no acesso à educação de qualidade e na promoção da inclusão linguística e cultural. Por meio de uma análise das práticas pedagógicas, dos programas de ensino de português para falantes de outras línguas e do papel dos professores no processo de acolhimento, a pesquisa busca identificar estratégias que contribuam para uma integração mais eficaz dos migrantes. Ao final deste trabalho, verificou-se que o município desenvolveu uma resolução normativa e uma coordenação específica para a inclusão dos alunos migrantes na rede de ensino, com a elaboração de um projeto de Português como Língua de Acolhimento, denominado Salas PLAc, que está em processo de implantação na rede municipal de ensino.vidireitos humanosensino da língua portuguesapolíticas educacionaisinclusão escolarA educação e a proteção dos direitos humanos da pessoa migrante: o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e inclusão nas escolas municipais de Várzea Grande/MTThesis