Avelar, Spartaco Saulo Ferreira deMoreira, Gabriel Ferrão2017-02-232017-02-232015-11https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1187Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e MúsicaEsse artigo trata da abordagem musicológico-analítica da música de concerto latino- americana no século XX, que através das pesquisas da vida e da obra de Alejandro García Caturla (1906-1940) resultou na escolha da sua última obra, Berceuse Campesina (1939), com análises da forma e harmonia da peça. Na pesquisa ficou evidente a importância desse compositor para a cultura cubana, que ao inserir elementos musicais populares na música de concerto criou uma identidade, sendo assim um dos precursores do afrocubanismo. Diante dos materiais obtidos na pesquisa nota-se a relação que a obra tem com a música impressionista do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), com os elementos da música popular cubana bem como a fusão de dois gêneros da cultura cubana, a música campestre (guajiro) e a música criolla (negro). É discutido no artigo a relação da peça com a guajira ou punto cubano comparando-a com canções populares e tradicionais de Cuba na sua rítmica, melodias, harmonia, tensões, motivos e o bajo tumbaporopenAccessMúsica afrocubanaMusicologiaAnálise musicalMúsica latino-americanaMúsica impressionistaBerceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García CaturlaconferenceObject