Machado, Laís FernandaGalheigo, Maria Angélica UnterkircherSchmit, Marcela Caroline2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2933Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL (1980), na qual o fator de grande importância é valorizar o conhecimento prévio do aluno, relacionando o conteúdo com o cotidiano do mesmo, surgiu como um modelo para a criação de vídeos didáticos, pois a aula exclusivamente expositiva pode não ser o suficiente para ajudar a despertar o interesse e curiosidade do aluno a respeito da matéria abordada e o seu aprendizado. Para a preparação destes vídeos, escolhe-se um conteúdo específico em que a maior parte dos alunos expresse dificuldade, como por exemplo, cadeia alimentar. Estes deverão ser passados após as aulas expositivas, assim serão obtidos melhores resultados, pois servirá também como um resumo geral. Aplicando a teoria de Ausubel, mais a execução desses vídeos (linguagem direta e de fácil compreensão), foram obtidos resultados significativos nas escolas, principalmente no que se refere à presença de aprendizado dos alunos em relação a matéria abordada.poropenAccessAnimaçãoEducaçãoO compromisso das animações em vídeo no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamentalconferenceObject