Peixe, Rita Inês PetrykowskiKremer, Laura PioliHelm, Raquel GarciaFabri, Cássio AngeloSteinbraenner, LucasStefanello, Arthur EberhardtNovais, Milena Casarin deFerreira, Helena Carolina2018-06-282018-06-282017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3734Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação, Meio AmbienteO Projeto de extensão de “DE LIXO A BICHO: Ações de educação socioambiental por meio de materiais lúdico residuais” é d​ esenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Itajaí e tem como objetivo o fomento de vivências e ações extensionistas de educação ambiental junto à comunidade escolar, por meio da utilização de materiais lúdicos residuais oriundos de redes colaborativas. Os brinquedos são produzidos a partir de resíduos limpos obtidos de diversos ramos de atividades industriais e sua criação tem como foco a reflexão sobre as questões ambientais contemporâneas, visando à sensibilização de crianças e jovens no contexto da Educação Básica. As atividades descritas fazem parte de um conjunto de ações que têm como objeto principal os brinquedos criados e produzidos no âmbito desse projeto, cuja ênfase está no fomento às experiências lúdicas voltadas para a educação ambiental numa perspectiva crítica. O primeiro material lúdico desenvolvido pela equipe foi a BICHORUGA, ​ u m a ressignificação do jogo das cinco marias que traz elementos para reflexão sobre a produção, consumo, descarte e gestão de resíduos na sociedade e suas consequências. As ações de extensão têm sido propostas em diversos contextos, atendendo diferentes públicos, desde professores e gestores até crianças do Ensino Básico, na perspectiva do brincar para aprender ou do aprender para brincarporopenAccessEducação ambientalRedes ColaborativasBrincar para aprender para brincar: as experiências e ações extensionistas do Projeto de Lixo a BichoconferenceObject