Rox, Cleide BetenheuserCardoso, Janio de JesusAssunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho de alunos quando a eles são propostos conteúdos de Estatística. Com a intenção de promover a participação ativa do aluno durante o processo de aprendizagem, foram propostas atividades de caráter lúdico, as quais abrangeram coleta de dados por meio de questionário, tabulação e análise dos mesmos e construção de gráficos. A proposta foi desenvolvida com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Bom Pastor, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, como proposta de intervenção de graduandos da UFPR participantes do Subprojeto Interdisciplinar: Pedagogia e Matemática do PIBID. Na análise dos resultados verificou-se que os alunos envolvidos responderam às expectativas iniciais, interagindo com toda seqüência didática e observou-se o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a compreensão dos assuntos pertinentes ao Tratamento da InformaçãoporopenAccessEstatísticaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagemconferenceObject