Teixeira, Rafael GiovanettiAmato, Laura Janaina Dias2018-02-282018-02-282017-10-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e ArtesO presente trabalho analisa de maneira relacional (1): o discurso de professores/as em classes de nível fundamental I - de primeiro a quinto ano - da rede de educação pública de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; (2) os projetos político pedagógicos dessas escolas; e (3) os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como enfoque as relações de alteridade, no que diz respeito a diferenças de classe, cultura, raça/etnia, gênero, nacionalidade e língua. Tem como objetivo compreender a atuação da escola nas dinâmicas de formação do sujeito em sua relação com o “outro”, a partir de métodos etnográficos como mecanismos de investigação, realizado em uma escola da cidadeporopenAccessParâmetros curricularesFoz do Iguaçu (PR) - BrasilO outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, BrasilconferenceObject