Pinheiro, Inês Vitória NabosnyReis, Ana Beatriz dosCamargo, Joseli Almeida2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2937Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Matemática, juntamente com a professora supervisora no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar uma sequência didática para a construção de poliedros utilizando canudos, com os alunos do 7o ano D do Ensino Fundamental. As construções desenvolvidas foram: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro, icosaedro. Esta oficina teve como objetivo possibilitar a compreensão dos conceitos de poliedros de Platão como vértice, aresta, face. As construções ocorreram durante 12 aulas de matemática considerando que a utilização de materiais manipuláveis são elementos motivadores e facilitadores da aprendizagem, favorecendo a apreensão de conceitos acerca dos poliedrosporopenAccessPoliedro de PatãoPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)O despertar para o mundo de PlatãoconferenceObject