Alcalde Colina, Andrés José2024-11-062024-11-062024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8634Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.No ensino de línguas estrangeiras, como no caso da língua espanhola, possui-se variados recursos educativos a utilizar para um aprendizado eficaz delas, deixando nos estudantes conhecimentos efetivos que possam aproveitar em distintas áreas das suas vidas. Mas no caso das pessoas com deficiência visual (PcDv), esses recursos podem se tornar um obstáculo ou vitais para a sua correta formação linguística, acadêmica e cidadã. A proposta deste trabalho é criar e analisar um material didático para o ensino da língua espanhola com ênfase em práticas de letramento crítico, utilizando a audiodescrição (AD) como recurso de acessibilidade e inclusão para PcDv. Relacionando essa proposta com as referências teóricas encontradas, buscou-se produzir um material didático que contemplasse, tanto recursos acessíveis por meio da AD, quanto atividades que envolvessem práticas de letramento eficazes sobre temáticas sociopolíticas sensíveis. O material elaborado conta com elementos acessíveis como audioleturas e audiodescrição de imagens e vídeos, os quais estão inseridos em distintas atividades que visam promover práticas de letramento crítico ao respeito à temática Animais Silvestres. Espera-se que a criação deste material didático audiodescritivo auxilie no aprendizado de espanhol dos estudantes PcDv na rede regular de ensino brasileiro, ao promover informações acessíveis e práticas inclusivas, ao mesmo tempo, que motive os docentes na criação de materiais desta índole.ptopenAccessmaterial didáticolíngua espanholaaudiodescriçãoletramento crítico.Material didático audiodescritivo no ensino de espanhol para PcDv: práticas de letramento crítico.