OrientaçãoGarcía, Felipe Antonio Gómez2022-08-192022-08-192022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6758Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Este trabalho é a geografia escolar com ênfase em deficiência visual através de sequência didática. O objetivo geral é promover a aprendizagem de conteúdos geográficos relativos à representação espacial em crianças com deficiência visual por meio da cartografia tátil. O objetivo específico primeiro é criar uma sequência didática com conteúdos geográficos representados a partir da cartografia tátil por meio do modelo proposto pela pedagogia histórico-crítica. O segundo objetivo específico é criar um ou mais mapas táteis para possível aplicação da sequência didática e para apresentar imagens dos resultados na investigação.Para esse trabalho usamos a metodologia de revisão bibliográfica para pesquisar as contribuçoẽs na área legal que instituçoẽs como o estado tem realizado acerca do reconhecimento das necessidades especiais. Também trabalhamos com a teoria das sequências didáticas. A partir disso propomos uma sequência didática baseada no modelo proposto pela pedagogia histórico-crítica. Os resultados advindos da presente pesquisa são a criação de uma sequência didática a qual estrutura-se no modelo de plano de aula proposto pela pedagogia histórico-crítica. As conclusões do trabalho escrito indicam o planejamento de aulas de geografia escolar para o sétimo ano do ensino fundamental II, pensadas em favor da inclusão escolar e com ênfase em deficiência visual. Assim mesmo, se indica que a realização das atividades esteve referenciada ao modelo de plano de aula proposto pela metodologia histórico-crítica.spaopenAccessPalavras-chave: Geografia escolar. Mapas táteis. Escola inclusiva. Educação especial. Sistema Braille.Enseñanza de Geografía Escolar con Énfasis en Deficiencia Visual: Secuencia Didáctica por Medio de la Pedagogía Histórico Crítica. Un Aporte a la Escuela InclusivabachelorThesis