Koelzer, Acioni da SilvaGranja, Sabrina MatiasKotz, Guilherme FelipeSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2017-12-112017-12-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3017Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo foi construído a partir de uma prática pedagógica desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A atividade foi realizada com o 6o ano “A”, da Escola Estadual Monteiro Lobato, supervisionada pelo professor supervisor Guilherme Felipe Kotz. A elaboração da prática pedagógica passou por cinco etapas: observação das aulas; planejamento da atividade; aula de organização dos alunos; desenvolvimento da atividade e reflexão dos resultados. Como meta a atividade visou ampliar o conhecimento dos alunos sobre o meio rural e o meio urbanoporopenAccessMaquetesEspaço geográficoO uso da maquete como recurso didático no ensino da geografiaconferenceObject