Garcia, Kácilla Arianne Sandoval da Silva2024-11-142024-11-142024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8676Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.Este trabalho apresenta relatos de professores trans da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, descrevendo vivências negativas ou traumáticas e relacionando com a maneira conservadora que a temática de gênero e sexualidade são tratadas no ambiente escolar. Através de entrevista semiestruturada realizada com dois professores trans, busca-se identificar possíveis fatores estressores nas vivências relatadas e como microagressões e discriminações podem impactar na saúde mental desses profissionais. O trabalho também identifica momentos de acolhimento e apoio na busca pela superação deste cenário conservador e preconceituoso presente na sociedade e que permeia o espaço escolar. Através desde trabalho e da análise dos relatos, é possível perceber que ambiente escolar tem reproduzido e permitido situações que reforçam a perpetuação de estigmas, o que gera impacto negativo na saúde mental desses profissionais.openAccessgênerosexualidadeambiente escolarprofessores transsaúde mental.Vivências de professores trans na rede municipal de ensino de foz do iguaçu - Fatores estressores e impactos na saúde mental.