Silva, Ellen Santos daSimon, SimonCota, DéboraCarvalhal, Tatiana2019-11-132019-11-132019ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5234VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)O Curso Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para Migrantes e Refugiados tem como objetivo o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário por meio da cultura, particularmente, pelo desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam usar o português como língua estrangeira com diferentes propósitos, sobretudo relacionados à solicitação de registro e documentação, moradia, saúde, estudo e trabalho, contribuindo, destarte para a sua integração linguístico-cultural no Brasil e na região trinacional. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como prática social e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas são ministradas por discentes bolsistas do projeto e discentes em atividade de estágio do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA e ocorrem no campus Jardim Universitário da UNILA, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu. A avaliação do curso evidenciou que este vem tendo êxito, no que diz respeito tanto ao ensino de português aos imigrantes quanto à articulação dos eixos ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, a necessidade de seguir aberto no próximo anoporopenAccessII SIEPEEnsino – língua portuguesaFronteiraMigraçãoPortuguês Brasileiro e Cultura na Fronteira para migrantes e refugiadosconferenceObject