Inamura, Diogo SilvaMarcelo, Hernán Venegas2020-01-232020-01-232019ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5516VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)O projeto de monitoria “A História, o Ocidente e os Domínios Coloniais” se configura como uma estratégia de apoio no processo de ensino-aprendizagem em que visa projetar o monitor na orbe da prática do ensino, colaborando nos processos de apropriação do conhecimento para que os discentes assimilem mais rapidamente os conteúdos correspondentes ao componente curricular “Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa”. O objetivo do projeto tem como meta geral baixos índices de reprovação e alcançar um elevado aproveitamento da matéria, e a meta específica de reforçar o componente pedagógico por meio de dinamismo e adaptação das ações a serem executadas ao perfil da turma. Os encontros semanais entre o orientador-monitor e, também monitor-discentes, estão fundamentadas, do ponto de vista teórico metodológico, nas reflexões dos educadores e pedagogos Carlos Álvarez de Zayas e Paulo Freire. O projeto carrega resultados positivos, dado que houveram altos índices de aprovação, familiarização do monitor com os conteúdos pedagógicos e com a práxis do docente, potencialização da interdisciplinaridade dos discentes, contribuição para o exercício do bilinguismo e criação de um ambiente de colaboração conjunta da qual o compartilhamento de conteúdos torna possível o desenvolvimento pessoal e coletivo, tanto do monitor, quanto dos discentesporopenAccessII SIEPEOcidenteDomínios ColoniaisA História, o ocidente e os Domínios ColoniaisconferenceObject