Clabonde, Rafael LuizVieira, Ivanildo Henrique2020-01-142020-01-142018-10ISSN: 2318-4639https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5448A UNILA, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoverão conjuntamente, este ano, a Semana Integrada do Servidor Público. O evento pretende ser um espaço de análise e discussão sobre o tema “Valorização e integração: contribuições e desafios do servidor público na atualidade”. As atividades serão realizadas entre os dias 22 e 27 de outubro. O lançamento da Semana foi realizado nesta segunda-feira (27), no auditório da UnioesteO presente trabalho se propõe como um relato participativo de trabalhadores da área da educação infantil municipal - agentes de apoio - de Foz do Iguaçu no Paraná, que buscam, a partir do relato de suas atividades, dificuldades e vivências cotidianas, refletir sobre o seu papel enquanto servidores públicos e o limite de suas atribuições, direitos e deveres enquanto trabalhadores “perfeitos” para educação infantil, desde que “perfeito” seja entendido como o mais rentável economicamente possível. A metodologia utilizada foi a da observação-participante/etnografia. Nossos resultados são o de constatação da fragilidade jurídica que sustenta legalmente nossa função enquanto servidores públicos municipais, o desamparo perante a hierarquia organizativa do Município, a falta de vontade política-econômica de proporcionar saídas satisfatórias para a classe e para as demandas da sociedade, e um porvir incerto, perante o horizonte de uma possível ainda maior flexibilização das leis trabalhistas de nível federal que poderá repercutir diretamente em nós, trabalhadores brasileiros em geral, e Agentes de Apoio em Foz do Iguaçu de forma específicaporopenAccessAgentes de ApoioEducação InfantilAgentes de apoio: quem apoia?conferenceObject