Pieri, Gabriel2025-12-042025-12-042025-12-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9447Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina.O projeto de extensão universitária “Vi(vendo) e Aprendendo: Incidência de Déficits Visuais em Crianças em Idade Escolar no Município de Foz do Iguaçu - PR” realizou triagens oftalmológicas em escolas públicas municipais com o objetivo de identificar precocemente alterações visuais em crianças. A iniciativa possibilitou intervenções adequadas, contribuindo para o desempenho escolar e a qualidade de vida dos alunos. Entre 2023 e 2025, foram realizadas mais de 50 visitas em 15 escolas, avaliando cerca de 1.000 crianças, das quais aproximadamente 10% foram encaminhadas a serviços especializados de optometria, com atendimento gratuito. A ação também promoveu a formação prática de estudantes universitários, que desenvolveram competências em comunicação, organização e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que se estreitavam os vínculos entre universidade e comunidade. Apesar do impacto positivo, os resultados demonstram que a demanda reprimida no município ainda é expressiva, evidenciando a necessidade de políticas públicas permanentes voltadas à triagem oftalmológica no ambiente escolar. Conclui-se que o projeto representa uma estratégia eficaz de promoção da saúde e inclusão educacional, recomendando-se sua ampliação e continuidade.openAccessescolas municipaisoptometriapolíticas públicascriançasAnálise primária dos resultados do projeto de pesquisa vi(vendo) e aprendendo nas escolas de Foz do Iguaçu - PR: vi(vendo) e aprendendo: análise dos resultados