Germinari, Geyso Dongley2018-11-062018-11-062018-01-15GERMINARI, Geyso. HISTÓRIA DA CIDADE NAS NARRATIVAS DE JOVENS ESCOLARIZADOS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78034-HISTORIA-DA-CIDADE-NAS-NARRATIVAS-DE-JOVENS-ESCOLARIZADOS>. Acesso em: 06/11/2018 13:37978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4200Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa analisou, entre outros aspectos, a expressão da identidade histórica de jovens escolarizados em suas narrativas históricas sobre a cidade de Curitiba-Pr. A referência principal é a teoria da consciência história do filosofo da história Jörn Rüsen, que articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e cujas funções essenciais são a orientação temporal e o estabelecimento de identidades históricas. As inferências nas narrativas históricas elaboradas pelos jovens escolarizados indicaram a formação de identidades acerca da história da cidade de Curitiba- PrporopenAccessHistóriaHistória da CidadeJovens EscolarizadosHistória da cidade nas narrativas de Jovens EscolarizadosconferenceObject