OrientaçãoNascimento, José Alexsandro de AraújoRocha, Maria de Fátima Machado ReysSantos, Silvia Alcina de SouzaSilva, Janayara Katarina daJornal Brasileiro de TeleSSaúde2021-11-242021-11-2420192238-3581https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6378Artigo publicado no Jornal Brasileiro de TeleSSaúdeDisfunções vestibulares manifestam-se pelo aumento da oscilação do corpo nas condições de conflito visual e somatossensorial, redução do limite de estabilidade, desvio a marcha quedas e redução de sua capacidade funcional, pois o sistema vestibular não informa ao Sistema Nervoso Central (SNC) sobre as acelerações angulares da cabeça e movimentos corporais lineares, ocorrendo um conflito sensorial, originando desequilíbrio corporal, náuseas, vômitos, quedas, hipoacusia, zumbido, perda de memória e concentração, cefaleia, ansiedade e depressão. O objetivo deste estudo foi descrever a utilização de jogos virtuais na reabilitação vestibular de idoso podendo assim ajudar na manutenção do sistema postural na a perspectiva de uma melhor qualidade de vida. Conclui-se que os jogos virtuais parece ter grande influência na reabilitação vestibular, pois e um recurso terapêutico que atua nos mecanismos relacionados a neuroplasticidade, promovendo a estabilização visual e melhora a interação vestíbulo visual, ampliando a estabilidade postural estática e dinâmica.poropenAccessTerapia de Exposição à Realidade VirtualModalidades de FisioterapiaEquilíbrio PosturaSaúde do IdosoUtilização de Jogos Virtuais como Ferramenta Fisioterapêutica na Reabilitação Vestibular de Idososarticle