Rodrigues, Priscilla Angel Dias RodriguesRocha, Marcelo Augusto2021-10-132021-10-132021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6297Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Este estudo é resultado de um trabalho pedagógico realizado nas etapas da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Foz do Iguaçu – PR. Buscou-se investigar até que ponto é possível trabalhar com conceitos da Educação Geográfica na Educação Infantil, analisando e apresentando possibilidades pedagógicas a fim de ampliar os recursos didáticos disponíveis aos profissionais desta primeira etapa da Educação Básica. Entre os aportes teóricos utilizados, estão a Pedagogia de Projetos, aliada ao construtivismo por meio de metodologias ativas. Os resultados apontam que a construção do conhecimento por meio das atividades propostas pode desencadear nos estudantes, além do senso crítico,outras noções igualmente importantes tais como: lateralidade, localização, noções espaciais e relações espaço-tempo, entre outras. Defende-se que, atividades como as que foram desenvolvidas podem fazer com que os alunos avancem para os próximos anos da educação básica levando conhecimentos prévios mais elaborados e , favorecendo a ocorrência de uma parendizagem significativa.poropenAccessinfância; conhecimentos geográficos; Metodologias Ativas.A Educação Geográfica na Educação InfantilbachelorThesis