Gomes Silva, Haide Eliane2024-01-232024-01-232023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7838Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da integração Latino-Americana, como requisito básico para aprovação no curso de especialização em ensino e aprendizagem de línguas adicionais/ILAACHO objetivo deste trabalho é desenvolver, aplicar e analisar unidades didáticas e de aprendizagem para o ensino do português como língua adicional para migrantes da cidade de Foz do Iguaçu. A fundamentação teórica baseia-se na abordagem de ensino de língua adicional, que destaca o uso de atividades práticas como componente principal das aulas de línguas, promovendo uma aprendizagem contextualizada e relevante para a vida cotidiana dos migrantes. A metodologia adotada é intervencionista, envolvendo os migrantes na definição de objetivos e na busca de soluções. Os resultados deste trabalho incluem a análise das observações das aulas, reflexionando sobre o progresso dos migrantes no aprendizado do português como língua adicional. Este trabalho se apoia em conceitos dos seguintes autores: Moita Lopes (2006), Cipriano Carlos Luckesi (2011), Magda Floriana Damiani (2013) e Maria José dos Reis Grosso (2011). Com os resultados esperamos que possamos contribuir para a construção de um ambiente educacional culturalmente sensível e eficaz, contribuindo assim, com a capacitação dos migrantes na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora em Foz do Iguaçu.poropenAccessMigrantesMetodologia IntervencionistaFoz do IguaçuLíngua AdicionalTecendo inclusão: experiência em um curso de português a estudantes migrantes em Foz do Iguaçu.bachelorThesis