Borges, FábioDomingues, Vitor Alves2018-04-192018-04-192018DOMINGUES, Vitor Alves. O Impacto da Iniciativa de Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) na qualidade de vida do Eixo Amazônico: um Estudo de Caso da Rodovia Tarapoto - Yurimaguas. 2017. 124 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila, Foz do Iguaçu, 2017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3585Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Latino- Americana. Orientador: Dr. Fábio BorgesA história da América Latina possui diversas iniciativas de integração. Porém a Iniciativa de Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) se apresentou como inédita, primeiro na composição dos participantes, ao ser a primeira a contar com 12 países sul-americanos, mas também em sua proposta inovadora de incorporar novos temas à integração regional a partir de obras de infraestrutura transnacional. Conforme consta em suas diretrizes, proposta no documento de fundação, a IIRSA pretende valorizar a dimensão ambiental e social dos projetos, melhorando a qualidade de vida da população local. Considerando isso, tem-se por objetivo principal dessa dissertação expor os impactos deste empreendimento na qualidade de vida dos moradores próximos às obras. Para alcançar o objetivo de pesquisa, utilizou-se a revisão bibliográfica de temas correlatos e análise das opiniões de habitantes próximos à obra eleita para o estudo de caso, colhidas através de entrevistas seguindo roteiro de perguntas abertas. A hipótese central deste trabalho, de que a qualidade de vida da população amazônica é impactada negativamente pelas obras da IIRSA na região, foi parcialmente confirmada. Ocorreram tanto transformações positivas quanto negativas. Entretanto, o entendimento da população sobre a definição de qualidade de vida se mostrou distante do perseguido pela IIRSA. Conclui-se, portanto, que a principal omissão da IIRSA foi o fraco diálogo com os habitantes da região, o que poderia ter evitado inúmeros problemas relatados.There is, in the history of Latin America, several integration initiatives. However, the Initiative for the Integration of Regional Infrastructure in South America (IIRSA) can be presented as unprecedented. First due to the composition of the participants, being the first to have 12 South American countries associated, but also in its innovative proposal to incorporate new themes to the integration while building transnational infrastructure. As stated in its guidelines, proposed in the foundation document, IIRSA intends to value the environmental and social dimension of the projects, improving the quality of life of the local population. Considering this, it is the main objective of this research to expose the impacts of this enterprise on the quality of life of the residents near the constructions. In order to reach the research objective, was performed the bibliographical review of related themes and analysis of the opinions of the inhabitants close to the chosen construction for the case study, collected through interviews following a script of open questions. The central hypothesis of this research, that the IIRSA works in the region negatively impact the quality of life of the Amazonian population, was partially confirmed. Both positive and negative transformations occurred. However, the understanding of the population about the definition of quality of life was far from that pursued by IIRSA. It was concluded, therefore, that IIRSA's main omission was the weak dialogue with the inhabitants of the region, which could have avoided numerous reported problemsEn la historia de América Latina hay varias iniciativas de integración. Sin embargo, la Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional en América del Sur (IIRSA) se presentó como algo sin precedentes. Primero debido a la composición de los participantes, siendo la primera iniciativa en tener 12 países suramericanos asociados, y, también, en su propuesta innovadora de incorporar nuevos temas a la integración, mientras se construye la infraestructura transnacional. Como se señala en sus directrices, propuestas en el documento de fundación, IIRSA pretende valorar la dimensión ambiental y social de los proyectos, mejorando la calidad de vida de la población local. Teniendo en cuenta esto, el objetivo principal de esta investigación es exponer los impactos de esta empresa sobre la calidad de vida de las personas que residen cerca de las construcciones. Para alcanzar el objetivo de investigación se realizó la revisión bibliográfica de temas relacionados y el análisis de las opiniones de los habitantes cercanos a la construcción elegida para el estudio de caso, los datos fueron recogidos a través de entrevistas siguiendo un guion de preguntas abiertas. La hipótesis central de esta investigación de que la calidad de vida de la población amazónica está impactada negativamente por las obras de IIRSA en la región fue parcialmente confirmada. Se produjeron transformaciones positivas y negativas. Sin embargo, la comprensión de la población acerca de la definición de calidad de vida estaba lejos de la que perseguía IIRSA. Se concluyó, por lo tanto, que la principal omisión de IIRSA fue el débil diálogo con los habitantes de la región, lo que podría haber evitado numerosos problemas reportadosporopenAccessAmazôniaGrupo RomeroImpacto da Iniciativa de Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA)Integração regionalOdebrechtQualidade de VidaTarapotoYurimaguasO Impacto da Iniciativa de Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) na qualidade de vida do Eixo Amazônico: um Estudo de Caso da Rodovia Tarapoto - YurimaguasmasterThesis