Luiz, Cintya FonsecaOliveira, Luciani deJustina, Lourdes Aparecida Della2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2817Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Observou-se no final da década de 70 e início da década de 80 a dicotomia entre a teoria- pratica, gerando na formação inicial desses graduandos uma visão simplista e a falta de integração do Ensino Superior com a Educação Básica. Com isso, surge um olhar irreal ou ideal do professor, consequentemente causa conflitos na carreira docente, mas principalmente na formação inicial, porém essa interpretação de professor ideal negligencia os confrontos da profissão e a construção da identidade docente. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar as implicações da participação do PIBID na formação docente, mediante questionário aplicado a pibidianos egressos. Deste modo a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID)/Subprojeto Biologia tem possibilitado minimizar a dicotomia entre a teoria e prática e também na ruptura com visões distorcidas da profissão docenteporopenAccessFormação - docênciaEducação - fatores motivadoresPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Fatores motivadores para a participação de graduandos e permanência no PIBIDconferenceObject