Ferreira, Maria RitaKoeb, Danielle ManikaCoser, Ivanir Luiza2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3234Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino desenvolvida pelo PIBID da Universidade Federal do Paraná, no projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática. O projeto aplica-se na Escola Municipal São Luiz com 35 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental. A proposta pretende incentivar a pesquisa para aguçar a curiosidade dos alunos. Desenvolve atividades para conhecimento da história do Sistema Monetário Brasileiro e dos conteúdos programáticos à ele pertencentes . Foram utilizados livros, revistas e pesquisas no site oficial do Banco Central do Brasil, além de atividades de resolução de situações-problema utilizando o Real. Foram ressaltadas também questões ligadas à educação financeira e à economia, proporcionando aos alunos reflexões críticas, pró-ativas e autônomas quanto ao uso do dinheiroporopenAccessMatemáticaSistema MonetárioEducação financeiraSistema monetário brasileiro: a importância para se formar cidadãos críticosconferenceObject