Soria, MarceloDrazic, LeonardoVidaña, Marco AntonioNavarro, María Elisa2020-03-162020-03-162019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5639O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.El fenómeno de la Internacionalización en la educación superior creció notablemente en las últimas décadas. En algunas Universidades Públicas de Argentina ocurrió en forma espontánea, al margen de toda planificación y como consecuencia de acciones aisladas producidas a partir de gestiones realizadas por docentes e investigadores de algunas unidades académicas y científicas, en el marco de los diferentes Programas de Cooperación Internacional. Pero en la mayoría de ellas fue a raíz de la participación en Programas patrocinados por organismos nacionales e internacionales. Estos procesos de internacionalización, sin embargo, se ven afectados por múltiples circunstancias que transcurren tanto en los ámbitos internos de la institución, como en el entorno nacional e internacional, que van condicionando su desarrollo.spaopenAccessCooperación internacionalCurrícula UniversitariaDiagnóstico de internacionalización para la reformulación de procesos en educación superiorconferenceObject