Silva, Caroline Machado daSalgado, José Ricardo CezarCantane, Daniel Augusto2018-03-062018-03-062017-10-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3482Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017 - temática Ciências Exatas e da TerraA sociedade atual busca alternativas ao uso de combustíveis fósseis no setor energético. Assim, há um desenvolvimento de tecnologias envolvendo fontes de energia renovável. Para melhor uso dessas tecnologias é necessário combinar com sistemas de armazenamento de energia, tal como, bateria (LARCHER; TARASCON, 2014, p. 19). Um fator importante na escolha da tecnologia de bateria a ser adotada é a sustentabilidade dos materiais que compõem seus eletrodos (LARCHER; TARASCON, 2014, p. 20). Nesse âmbito, as baterias que utilizam sódio como metal ativo são promissoras, devido a sua abundância, seu baixo custo e potencial padrão redox favorável (ELLIS; NAZAR, 2012, p. 168). Dentre as tecnologias de baterias de sódio, a tecnologia de sódio-cloreto metálico (bateria ZEBRA), que utiliza metal de transição (Ni ou Fe) e cloreto de sódio como materiais ativos, é comercialmente atraente por apresentar elevada densidade de energia específica (790 Wh Kg -1 ), ser quimicamente segura, durável (>3000 ciclos) e reciclável (ELLIS; NAZAR, 2012, p. 170). No entanto, um desafio tecnológico é a diminuição da quantidade utilizada de metal no cátodo, garantindo uma condução elétrica satisfatória. Isso impacta diretamente na densidade de energia útil e no custo das baterias (LI et al., 2016). Logo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo a síntese de estruturas metálicas interligadas e porosas, do tipo esponja, constituídas de Ni e Fe para atuarem como cátodos, visando ótima condução elétrica e menor quantidade do metalporopenAccessSíntese químicaSíntese química de materiais porosos de níquel e ferro para baterias de sódio-cloreto metálicoconferenceObject