Silva, Jonatas Brígido da2024-05-072024-05-072024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8072Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente artigo tende a mostrar a realidade encontrada pelos afro-brasileiros quanto a inserção na sociedade no período pós abolição, bem como as lutas para serem alfabetizados. Para responder a essas questões, foram analisadas fontes como o livro Uma História do Negro no Brasil Wlamyra de Albuquerque e Walter Fraga Filho. Foram encontradas informações de que século XIX, o Brasil testemunhou um período marcado por uma vigorosa campanha pelo fim da escravidão, impulsionada por uma variedade de fatores. A promoção da educação e instrução para escravizados, libertos e pessoas livres foi considerada como uma estratégia essencial para a consecução da emancipação e o avanço da nação. Por meio da educação, esses segmentos sociais almejavam resgatar as raízes históricas de seus antepassados, consolidar sua identidade cultural e reivindicar direitos civis e políticos. Ao analisar os periódicos da imprensa negra da época, especialmente no pós-abolição, notou-se destaque na importância do acesso à educação e formação profissional como instrumentos de capacitação e fortalecimento da comunidade afrodescendente. Além disso, foi encontrada informações de escolas matutinas e noturnas, tanto públicas quanto mantidas por organizações associativas, que se configuraram como espaços de aprendizagem e crescimento para esses grupos. A batalha pela instrução e educação durante o período republicano no Brasil foi um reflexo da demanda por igualdade, liberdade e oportunidades para todos os indivíduos. Esse movimento educacional desempenhou um papel central na reconfiguração do panorama social e na construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. A ferramenta de análise fundamental para este artigo foram páginas do periódico A Voz da Raça, jornal que era o principal meio de comunicação da Frente Negra Brasileira, um jornal combativo que buscava promover a educação e instrução dos negros, por meios de anúncios, além de denunciar o preconceito de cor que era predominante no país.openAccessInstruçãopós-aboliçãoimprensa negraeducaçãoO movimento em prol da instrução do negro no Brasil: o caso da Frente Negra Brasileira e do jornal A Voz da Raça (década de 1930).