Lucas, Lucken BuenoSantos, Harley Lucas dosMarques, Jamille Mariana de OliveiraSanzovo, Alisson Wilson dos Santos2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2547Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta os primeiros resultados do subprojeto PIBID Ciências/Biologia de uma Universidade Pública do Norte Pioneiro do Paraná. Pensando o professor como um ‘gestor’ da sala de aula, o subprojeto tem como foco empreender uma análise crítico-reflexiva das aulas em que os bolsistas de iniciação participam, nas escolas, a partir da evidenciação de três tipos de gestão que os professores desenvolvem em sala de aula: gestão de conteúdo, gestão de classe e gestão da própria aprendizagem da docência. A partir de registros em diários de campo (preenchidos pelos bolsistas), aspectos desses tipos de gestão são socializados em reuniões formativas com a participação de todos os envolvidos no subprojeto. Como resultado, o subprojeto tem possibilitado aos bolsistas uma análise crítica da estrutura didático- pedagógica das aulas de Ciências e Biologia e uma visão mais clara das ações que caracterizam as tarefas de um professor em sala de aulaporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Gestão de conteúdoA estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aulaconferenceObject