Troiano, Walquiria Negri2025-08-042025-08-042025-08-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9175Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal analisar as violações de direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital, com foco nas possibilidades de atuação do Serviço Social. Para isso, buscou-se, como objetivos específicos, compreender de que forma crianças e adolescentes utilizam o ciberespaço na atualidade, caracterizando as principais violações de direitos que os atingem nesse contexto, averiguando a regulamentação nacional e internacional atual para sua proteção no espaço digital e, por fim, refletindo sobre as perspectivas de atuação do/a assistente social. A pesquisa tem caráter exploratório, com base em revisão bibliográfica e documental, utilizando dados de fontes como Cetic.br e SaferNet. Identifica-se que o uso crescente das tecnologias expõe esse público a riscos como cyberbullying, aliciamento, exposição a conteúdos impróprios e vício digital. A análise aponta que tais violações estão associadas às desigualdades sociais e demandam uma atuação crítica, ética e interdisciplinar do assistente social. O estudo também propõe caminhos para fortalecer a proteção integral e a cidadania digital de crianças e adolescentes. Resumen Este proyecto final de carrera tiene como objetivo analizar las violaciones de derechos de niños, niñas y adolescentes en el entorno digital, centrándose en el potencial del trabajo social. Para ello, los objetivos específicos fueron comprender cómo los niños, niñas y adolescentes utilizan el ciberespacio en la actualidad, caracterizar las principales violaciones de derechos que les afectan en este contexto, investigar la normativa nacional e internacional vigente para su protección en el espacio digital y, finalmente, reflexionar sobre las perspectivas para los trabajadores sociales. La investigación es de naturaleza exploratoria, basada en una revisión bibliográfica y documental, utilizando datos de fuentes como Cetic.br y SaferNet. Se identificó que el creciente uso de las tecnologías expone a esta población a riesgos como el ciberacoso, el acoso escolar, la exposición a contenido inapropiado y la adicción digital. El análisis indica que dichas violaciones están asociadas a desigualdades sociales y exigen una acción crítica, ética e interdisciplinaria por parte de los trabajadores sociales. El estudio también propone maneras de fortalecer la protección integral y la ciudadanía digital de niños, niñas y adolescentes.viopenAccesscrianças e adolescentesbullyingvíciosmundo digitalCrianças e adolescentes no ambiente digital: violação de direitos e o papel do serviço socialThesis