Ransolin, Ana MárciaSilva, Marina Cabral da2019-06-032019-06-032018-08ISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5023A Astronomia figura entre os conteúdos obrigatórios que deverão ser trabalhados pelo professor de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental I, (PCN, 1998) embora, possa ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar envolvendo outros profissionais como, por exemplo, o docente de Matemática. Como essa área do conhecimento mantém-se em um processo contínuo de inovações, o curso oferecido pelos profissionais que atuam no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, é de grande importância para os docentes que atuam na Educação Básica e, que continuamente, precisam repensar suas práxis, seus saberes e os estímulos que fornecerão para a aprendizagem de seus educandos. Primeiramente, realizamos um levantamento de textos, cujos autores expunham sobre o ensino de Astronomia para fundamentação antes da elaboração do planejamento dessa sequência didática. Assim, o problema que orientou o planejamento e a execução das aulas com tal conteúdo foi: Como trabalhar as noções básicas de Astronomia com crianças do 3o ano do Ensino Fundamental I?poropenAccessAtas do SERIASistema solarPlanetasNoções básicas de astronomia para alunos do 3º ano do Ensino fundamental IconferenceObject