Gomes, Emerson SouzaSchultz, DalrilianeSilva, Josilda NovacoskiGomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2934Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente texto apresenta o resultado de uma das atividades realizadas no subprojeto “Interação Universidade e Educação Básica: Diálogos e Ações colaborativas no Ensino de Geografia”, do curso de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus Cedeteg, Guarapuava. Dentre as metas propostas no subprojeto supracitado, está o diagnóstico do contexto escolar e, neste texto, apresenta-se o resultado da pesquisa sobre as condições socioeconômicas dos alunos do ensino médio matutino, do Colégio Estadual Padre Chagas, na qual identificou-se que economicamente podem ser classificados como classe média baixa, com infraestrutura familiar estável, porém, carente de ações que amplie o acesso cultural dos alunos. Estes dados orientaram as futuras ações do PIBID na escolaporopenAccessEscola - ensino médioPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)O contexto escolar e a articulação das ações do PIBIDconferenceObject