Leske, Gilson2024-11-192024-11-192024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8683Este trabalho explora as contribuições da gamificação como metodologia ativa no en-sino de História para alunos do Ensino Médio. O estudo discute como elementos de jogo, como simulações e narrativas digitais, podem promover o engajamento e o pen-samento crítico, superando o modelo tradicional de ensino baseado em memorização. Fundamentado em uma revisão bibliográfica, o trabalho destaca como a gamificação contribui para o desenvolvimento de competências interdisciplinares e para a compre-ensão das relações internacionais. Com a gamificação, os alunos se tornam protago-nistas no processo de aprendizagem, participando de simulações históricas e diplo-máticas que incentivam a colaboração e a reflexão crítica. O estudo também aborda desafios práticos, como a necessidade de infraestrutura tecnológica e capacitação docente.gamificaçãoHistóriaensino médiomultiletramentointerseccionalidade.Reflexões sobre as contribuições da gamificação como metodologia ativa no ensino de História do ensino médio.