Siqueira, Ana Paula de Moraes deVaz, Ana Luiza VidalVelho, Amanda Caroliny MelnikDantas, Rosilania da Rocha2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2760Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este relato de experiência aborda algumas reflexões das bolsistas-PIBID, sobre o desenvolvimento do projeto de criação de um jornal na turma da EJA em uma escola municipal de Curitiba/PR. Tendo como aporte teórico Paulo Freire (1997) e os documentos legais nacionais sobre a educação básica, e educação em direitos humanos. A construção do jornal é uma ideia articulada para alfabetizar letrando, pois a alfabetização de jovens e adultos, parte do pressuposto que todas as pessoas têm os seus saberes, são sujeitos históricos por direito. Freire (1997, p.14) diz que “A “hominização” não é adaptação: o homem não se naturaliza, humaniza o mundo. A “hominização” não é só processo biológico, mas também história.” Desse modo o projeto teve como objetivo oportunizar condições de debates e discussões relativos aos direitos sociais, bem como abordar as questões de acesso a informação, partindo das produções dos próprios discentes. O trabalho continua a ser desenvolvido, pode-se inferir que essas práticas vêm contribuindo significativamente para as bolsistas e os alunosporopenAccessDireitos humanosPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiroEducação em direitos humanos e acesso a informação, na educação de jovens e adultosconferenceObject