Debald, Blasius SilvanoAlmeida, Bruna Kalb dePaiva, Daniela Andressa Minuceli de2018-11-052018-11-052018-01-15DEBALD, Blasius Silvano et al.. CIDADANIA E EDUCAÇÃO: HISTÓRIA LOCAL COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA... In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78023-CIDADANIA-E-EDUCACAO--HISTORIA-LOCAL-COMO-MEIO-DE-DESENVOLVIMENTO-DA-CIDADANIA>. Acesso em: 05/11/2018 18:29978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4188Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.O estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu - PR. Considerando que a comunidade atendida se encontra em uma região de vulnerabilidade social e marginalização dos processos de desenvolvimento humano, a finalidade é propor atividades através da aplicação do Projeto Cidadania e Humanização realizado a partir de 2017 no local. A questão norteadora orienta-se pela observação de mudança do comportamento dos participantes em relação aos aspectos de cidadania e humanização. A metodologia a ser aplicada é a da História Oral e de Vida. Procura-se mapear, ainda, um desenvolvimento do sentimento de pertencimento e de identidade junto à comunidade. Espera-se que os processos de estudo da História local desencadem um senso de responsabilidade social, cidadã e maior integração entre os componentes comunitáriosporopenAccessHistóriaCidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadaniaconferenceObject