Motyl, Bianca CristinaSantos, Marcela dosLima, Laysa Adriely deNascimento, Maristel do2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2962Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em duas turmas de 1a série de um Colégio da Rede Estadual de Ensino no Paraná. Enquanto acadêmico participante do PIBID/2014 pensou-se em uma metodologia de ensino significativa e de interesse dos alunos. Desta forma, surgiu a ideia de desenvolver jogos matemáticos com resolução de problemas abordando os conhecimentos básicos de matemática. Os resultados iniciais indicam que alunos do ensino médio criam estratégias para resolver problemas, mas não conseguem resolve-los por dificuldades nas operações básicas de matemáticas. Percebeu-se também que a utilização de jogos mesmo para alunos do Ensino Médio, desenvolve autonomia, criatividade e o interesse nas aulas se intensificamporopenAccessJogos educativosEducação - ensino de matemáticaO ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análiseconferenceObject