Teis, Denize Terezinha2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2189IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esse trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sociolinguística realizada com professores, pais e alunos do ensino fundamental 1 (primeiro e segundo ciclos), da Escola de Educação Básica Dr. Theodureto Faria Souto, localizada no município brasileiro de Dionísio Cerqueira/SC que faz fronteira com a Argentina. A referida instituição de ensino participa, desde 2005, do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Verificaramse, por meio de entrevistas, as experiências de contato com a língua espanhola, com o portunhol e com a alternância de código entre o português e o espanhol, bem como o uso dessas formas linguísticas pelos sujeitos pesquisados. Os dados da pesquisa permitem concluir que é usual e frequente a interação entre brasileiros e argentinos na fronteira de Bernardo Irigoyen e Dionísio Cerqueira. Tais situações de contato demandam conhecimentos linguísticos acerca da língua espanhola e portuguesa por brasileiros e argentinos, respectivamente. Isso reforça a pertinência de um programa como o PEIF para garantir a aquisição da língua espanhola como L2, de modo que seu ensinoaprendizagem ocorra de maneira a promover o respeito à diversidade linguística e cultural da fronteira, bem como reforçar a prática do bilinguismo comum nessas localidadesporopenAccessEscola Dr. Theodureto Carlos de Farias SoutoDionísio Cerqueira - SC - BrasilO perfil sociolinguístico de pais, docentes e alunos da escola Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto, de Dionísio Cerqueira/SCconferenceObject