Novak, Raquel AparecidaKlein, Rejane2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2569Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no mês de março de 2014. Atuamos na sala de aula do 1o ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede municipal de Ensino de Irati – PR. A metodologia utilizada visa acompanhar os alunos em sala de aula com o atendimento coletivo e em grupos individualizados de acordo com as dificuldades que apresentam. No andamento do Programa consigo notar um desenvolvimento positivo, porém lentoporopenAccessAlfabetizaçãoAprendizagemAtendimento individualizadoA importância do atendimento individualizadoconferenceObject