Silva, Daniel Carlos Santos da2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2181IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016El canto de la juventud é o conto de abertura da obra homônima de Montserrat Roig, publicada em 1990. Nele, a partir do posicionamento da protagonista em um leito de hospital, desenvolvemse imagens sobre o presente relativo em que ela se encontra, que mediante enfrentamentos sinestésicos, veiculados por sua audição, visão e tato, desencadeiam a rememoração de um relacionamento íntimo ocorrido no tempo da Guerra Civil. Buscamos analisar a maneira como os elementos sensitivos da personagem principal se configuram como eixo de articulação entre presente e passado, considerando que a escuta alcança um posicionamento central no delineamento do texto por meio do canto de uma juventude situada em uma conjuntura coerciva. Nesse sentido, iremos nos ater à multivocidade que constitui a narrativa, buscando averiguar o modo como a pluralidade de vozes – que conforma o estilo fragmentário da obra – aponta para a composição de um canto dissonante, construído pela “transmissão do inenarrável” (GAGNEBIN: 2006) e consolidado no período do pósGuerra Civil EspanholaporopenAccessPósguerra civil espanholaMontserrat Roig - escritora y periodista españolaUm canto dissonante do pósguerra civil espanholaconferenceObject