Silveira, Raquel da2017-09-192017-09-192016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2411IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A canção é, sem dúvida, um dos maiores e mais antigos meios de expressão dos seres humanos, algo que nos toca de múltiplas maneiras e ao jovem, particularmente. O gênero canção propicia o trabalho com as diversas habilidades do estudo de línguas, afinal a música imaterial, mas tem seu corpo, suas leis internas, seu modo de se relacionar com os outros e seu propósito (PETRAGLIA, 2010). Os elementos que compõem a canção vão muito além da letra, o que abre espaço para um debate intercultural importantíssimo ao encarar o ambiente escolar sempre como um espaço de humanização. O presente trabalho visa compartilhar as experiências vivenciadas com o gênero canção no Colégio de Aplicação João XXIII (UFJF) em salas de aula e em espaços alternativos, chamados Módulos e Ágoras. Concluímos que o início de um trabalho com a canção em salas de aula compostas por alunos brasileiros é sempre surpreendente ao observar que as descobertas de escuta em sala se tornam uma atividade que aporta grande conhecimento, unindo curiosidade e prazer ao oferecer e retomar o que se pode chamar de sentimento da língua, ou seja, que esta também possa ser vivenciada interiormente, para além de fronteiras rígidas e de uma pura memorização de regras. As aulas, utilizando a canção, tornamse um espaço extremamente participativo com o Projeto Cinco Minutos con la canción desenvolvido em sala. Nesta atmosfera o aluno tem a possibilidade de expressar características próprias como gosto/não gosto e compartilhar suas canções, tendo seu conhecimento reconhecido e construído na interação com o grupoporopenAccessSentimento da línguaLíngua espanholaO sentimento da língua: A canção na sala de aula de língua espanholaconferenceObject