Silva, Alexia Raissa daCatarino, Fátima Rodrigues PereiraAssis, Ligia Lobo de2018-01-292018-01-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3265Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo apresenta as análises iniciais das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o ano de 2014 no Curso de Pedagogia no do Curso de Formação Docente em Nível Médio. Utiliza-se como fontes informações obtidas através de observações, diálogos e análise teórica sobre a especificidade do objeto de pesquisa. Discute-se em um primeiro momento a caracterização da turma, seguindo da descrição e analise da prática pedagógica de duas diferentes professoras e por fim a analise teórica de tais práticas em relação às dimensões da formação docente pertinentes à identidade, profissionalização e a importância da relação teórico prática nessa formação como fator determinante para uma prática docente que favoreça a transformação das realidades educativas em âmbito dos sujeitos aprendizes e que ensinamporopenAccessFormação - docênciaProfissionalização docenteUm olhar sobre as dimensões da formação docente: identidade e profissionalizaçãoconferenceObject