OrientaçãoBernabé Rocha Cavalcanti Caprucho, Lucas2025-10-082025-10-082025https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9362Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.O objetivo deste trabalho é estudar as linguagens do cinema e quadrinhos em torno dos motivos visuais e temas convergentes entre o universo de Batman e o film noir. Através da metodologia do Cinema Comparado (Souto) será feita uma coleção com os filmes Batman (1989), Batman Forever (1995) e The Batman (2022) para estudar como as escolhas estilísticas reelaboram o heroísmo dúbio do personagem e o espaço urbano da criminalidade, observando, também, como as linguagens dos quadrinhos e dos filmes dialogam e reconfiguram esses motivos visuais. Para isso, será utilizada a definição de estilo de David Bordwell e a teoria de gênero de Rick Altman.openAccessBatmanfilm noirquadrinhoscinema comparadoQuadrinhos e Cinema reinventando o Film Noir: figuras de heroísmo e espaço urbano em Batman (1989) Batman Forever (1995) e The Batman (2022)