Machado, Loiva Mara de OliveiraWeirich, Fernanda Olívia GuisolfiPasinato, Luiz Antônio2018-09-192018-09-192017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4128Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Meio AmbienteO Programa de Extensão “Educação Ambiental e controle social da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o trabalho da COOPUV no município de São Borja/RS”, está cadastrado na Plataforma SIPPEE da Unipampa, sob no 08.023.15 e conta com financiamento do Edital PROEXT/MEC 2016. O programa apresenta cinco objetivos principais, voltados a: 1) Organização e fortalecimento de cooperativas e associações de catadores(as); 2) Desenvolvimento de ações de educação ambiental; 3) Fortalecimento da articulação e parcerias de cooperativas e associações de catadores e recicladores com o poder público; 4) Fortalecimento da participação de associações e cooperativas de catadores(as), em espaços públicos de deliberação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos; 5) Fomento da atitude investigativa, no processo de ensino-aprendizagem e no âmbito da pesquisa e extensão. Estes visam o desenvolvimento de ações processuais de caráter educativo, sócio-político e de sustentabilidade ambiental a partir de três eixos principais: educação ambiental, participação no controle social da Política Nacional de Resíduos Sólidos e fortalecimento da organização e ações coletivas de catadores(as) e recicladores(as). A equipe executora do Programa conta com a participação de bolsistas vinculados(as) ao Edital PROEXT MEC, Técnicos Administrativos em Educação Superior (TAEs), Docentes e colaboradores(as) da comunidade externa. A metodologia de trabalho (2016-2017) tem sido desenvolvida por meio de reuniões quinzenais da equipe executora, levantamento sobre o atendimento dos(as) catadores(as) junto as instituições voltadas à Política de Assistência Social e Saúde e atividades formativas, atividades voltadas a educação ambiental nas escolas, as quais se constituem foco do presente artigo. Resultados parciais evidenciam que: há boa receptividade de estudantes, docentes e servidores em relação as questões ambientais; a comunidade escolar constitui-se campo potencial para o fomento de um novo pensar e agir em relação às questões ambientais; a Com-vida constitui-se como espaço importante de reflexão e construção de iniciativas no ambiente escolar e comunitárioporopenAccessEducação ambientalMinicurso: Programa Educon o desafio de organização da Com-VidaconferenceObject