Santos, Milena Sthefani Batista dosCleophas, Marias das Graças Porto2018-03-062018-03-062017-10-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3485Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017 - temática Outrosste trabalho objetiva promover novas estratégias lúdicas para o ensino de Química, visando assim, instigar o interesse pela educação científica e tecnológica atrelada à química, desmistificando deste modo, a visão estereotipada construída ao longo dos anos. Os jogos pedagógicos visam o desenvolvimento pessoal, tendo a capacidade de atrair e estimular o estudante frente aos desafios propostos, nesse contexto o professor deixa de ser apenas um transmissor e passa a ser um facilitador do conhecimento (SATURNINO, LUDUVICO e SANTOS, 2013). Desta forma o jogos do tipo ARG (Jogo de Realidade Alternativa) são pertinentes pois mesclam a realidade concreta dos sujeitos com o universo virtual e, sobretudo, tecnológicoporopenAccessJogo de realidade alternativa (ARG)Educação - ensino de químicaJogos de realidade alternativa (ARG) e ensino de químicaconferenceObject