Hernández Herrera, Henry2025-09-082025-09-082025-09-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9324Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música.Esta pesquisa tem como objetivo explorar diversas variantes do bambuco, a partir do estudo do sanjuanero e o bambuco fiestero, entendendo que não se trata de uma expressão única e homogênea, mas sim de um conjunto diverso de práticas musicais. Busca-se reconhecer o que os diferencia e o que os conecta como parte de uma mesma família musical por meio da análise de entrevistas, fontes bibliográficas e gravações audiovisuais, atentando tanto para suas particularidades regionais quanto para as tensões compartilhadas diante dos processos de institucionalização, padronização e encenação. A análise mostra como esses tipos de música foram reconfigurados ao longo do tempo e como, ainda hoje, resistem, persistem e se transformam em contextos mutáveis. Resumen Este trabajo tiene como propósito explorar algunas variantes del bambuco, a partir del estudio del sanjuanero y el bambuco fiestero, entendiendo que no se trata de una expresión única y homogénea, sino de un conjunto diverso de prácticas musicales. Se busca reconocer qué las diferencia y qué las vincula como parte de una misma familia musical, a través del análisis de entrevistas, fuentes bibliográficas y registros audiovisuales, atendiendo tanto a sus particularidades regionales como a las tensiones compartidas frente a procesos de institucionalización, estandarización y escenificación. El análisis muestra cómo estas músicas han sido reconfiguradas a lo largo del tiempo y cómo, aún hoy, resisten, persisten y se transforman en contextos cambiantes.esopenAccessPrácticas regionales del bambuco: un análisis musical y crítico de los bambucos fiestero y san juanero en tensión con la institucionalización