Bloot, RodrigoValim, Josiane do Amaral2017-05-222017-05-222016VALIM, Josiane do Amaral. As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano. 2016. 68 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1751Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bloot.No presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Como metodologia foi realizada uma avaliação baseada na prova Brasil de Matemática para um grupo de 15 estudantes, a fim de mensurar os conhecimentos e dificuldades que os mesmos possuíam na disciplina de Matemática Em seguida, foram introduzidas atividades com uso de jogos com auxilio de ferramentas da informática para o grupo de alunos que obteve um desempenho não satisfatório no teste aplicado inicialmente. Constatamos com testes subsequentes uma substancial melhora do desempenho destes alunos após o uso destas ferramentas (TICs) quando usada de forma combinada com conteúdos de Matemática.In this work it was investigated the use of Information and Communication Technologies (TIC from Portuguese) in the context of Learning Support Room (SAA from Portuguese). To verify the effectiveness of this tool we applied the use of TIC to students of elementary school. It was applied a Mathematical test to a group of 15 students in order to measure the knowledge and difficulties that they have in Mathematics. We observed with subsequent tests a substantial improvement in the performance of these students after the use of these tools in combination with Mathematical topics.poropenAccessMatemáticaJogosTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto anobachelorThesis