Debortoli, Solange Fernandes BarrozoBonetti, Sandra PaulaMergner, MarcianeVismara, Lilian de Souza2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2756Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Neste trabalho, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela proposta de aulas a partir do diagnóstico de comunidade, realizada por bosistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade), na Escola Estadual do Campo Pio X – Ensino Fundamental, situada na comunidade São Pio X, na cidade de base agrária São Jorge d’Oeste, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos – Paraná. Objetiva-se apresentar proposta de prática interdisciplinar, a partir do tema: Saúde, trabalho e qualidade de vida. Este trabalho se justifica pela necessidade de efetivar a oferta de Educação do Campo, no interior do sudoeste paranaenseporopenAccessEducação do campoInterdisciplinaridadeTrabalho ColetivoEducação do campo e a intervenção comunitáriaconferenceObject