Dinis, Miguel Angelo PereiraPereira, Eduarda Elizabeth MachadoCodina, Lorena Diaz2018-06-282018-06-282017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3738Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: ComunicaçãoEste projeto vem cumprindo uma função social importante para o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que ainda é pouco conhecido na fronteira, através da divulgação em escolas públicas de Santana do Livramento (Brasil) e nos liceos de Rivera (Uruguai). Destina-se a alcançar todas as escolas/liceos da área urbana das duas cidades, apresentando os cursos binacionais aos finalistas do ensino fundamental/ciclo básico e secundário, encorajando-os a entrar em um dos cursos técnicos oferecidos pelo IFSul e a Universidade do Trabalho do Uruguai. O projeto tem uma estudante bolsista uruguaia e uma estudante brasileira, para uma melhor comunicação. Eles apresentam nas escolas/liceos o treinamento dado em cada curso, demonstrando seu conhecimento adquirido em aula. São usados computador, projetor, banners e materiais impressos como instrumento auxiliar, bem como alguns presentes para sorteio entre estudantes de cada classe com o objetivo de usá-los como meio de divulgação. O projeto está em sua quinta edição e tentará alcançar os resultados obtidos na edição anterior, onde visa atingir 100% das instituições, além da participação em vários eventos. Uma barreira encontrada em edições anteriores foi a resistência inicial de alguns diretores para permitir a divulgação em suas escolas, justificando que a instituição poderia perder estudantes para o IFSul. Por fim, o projeto, que já está na 5aedição, está conseguindo alcançar várias regiões da fronteira, onde a informação não chegava, ampliando as oportunidades de educação pública para os jovens fronteiriçosporopenAccessFronteira binacionalEducaçãoComunicaçãoIntegraçãoInformação e integração: o IFSUL na Fronteira e a Fronteira no IFSULconferenceObject