Estingelin, Fabíola Loide Vicente2023-11-202023-11-202023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7747Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Tendo por base a temática de educação antirracista, objetivou-se nessa pesquisa investigar as representações sociais de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná em 2023. Para tanto foram utilizados procedimentos de levantamentos de informações secundárias em fontes bibliográficas e também em fontes primárias junto a 1 turma do Ensino Médio. Verificou-se que os/as estudantes têm utilizado termos racistas no cotidiano escolar como forma agredir verbalmente os/as colegas negros/pretos. E dentre os xingamentos alguns foram adaptados para a realidade atual e outros têm sido reproduzidos conforme avós e pais utilizavam em seu cotidiano. Concluí-se que nas aulas de geografia escolar ainda se faz presente ideias racistas, sendo as mesmas reproduzidas e afetando negativamente estudantes negros/pretos. E tal realidade nos leva a afirmar que é importante que a escola em conjunto com a comunidade escolar e, em particular, professores de Geografia, organizem projetos pedagógicosvoltados para uma educação antirracista que no decorrer das aulas, conteúdos geográficos perpassem essa questão, para que se construa assim, de fato, momentos de reflexão contínua e não somente na data da Consciência Negra.poropenAccessaulas de geografia; discriminação racial; Lei nº 10639/03; concepções racistasGeografia escolar e as representações sociais de racismo: Estudantes de uma escola pública de Foz do IguaçubachelorThesis