OrientaçãoAmaro, Viviana Talia Aprigio2022-08-082022-08-082022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6696Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada para esta pesquisa é a seguinte: como o futuro docente de língua estrangeira (LE) que atuará na região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) compreende a literatura e expressões estéticas como objetos de ensino e aprendizagem? e, ainda, qual seria o encaminhamento metodológico adotado em suas futuras práticas em sala de aula? Inicialmente, é realizada uma revisão teórica no que se refere a formação do docente de Letras no Brasil e reflexões sobre o ensino de língua estrangeira com textos literários. Para, em seguida, analisar a produção de práticas com a literatura propostas pelos futuros docentes no curso de graduação, Aidan Chambers (1991; 1993) e Rildo Cosson (2006; 2014) são estudados levando em conta suas ideias sobre letramento literário e mediação de leitura e também por que foram a base teórica estudada na disciplina da graduação. Adotamos como caminho metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica e, para a análise dos dados foi coletado material audiovisual produzido pelos estudantes, nos quais narram suas trajetórias como leitores (autorretrato leitor). Estes foram abordados a partir das seguintes categorias: influência da família e amigos; influência da escola e biblioteca e influência da universidade. Para a análise das propostas de intervenção dos estudantes foram levados em consideração dois aspectos: a concepção de literatura de cada um e o posterior reflexo nas propostas teórico-metodológicas discutidas durante a disciplina. Constatamos através da análise dos dados a importância da escola na formação do leitor literário, a necessidade de pensarmos a “escolarização” da literatura, de que maneira ela ocorre, visto que muitas vezes será a escola o primeiro - e às vezes único - acesso das pessoas à literatura. Para tanto, a pesquisa demonstra o papel fundamental do trabalho com a literatura nos cursos de formação inicial em Letras. Dessa maneira, os professores em formação quando atuarem nas escolas estarão conscientes da necessidade e importância da inserção do texto literário no processo de ensino e aprendizagem.poropenAccessLiteraturaFormação de professoresLíngua estrangeiraEnsino de línguasProfessores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da UnilabachelorThesis