Rodriguez, Jean Paul Molina2025-05-062025-05-062025-05-06https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9089Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.A reprodução da imagem de Pablo Escobar como narcotraficante de drogas desencadeou inúmeros debates sobre sua representação e o imaginário construído em torno dele. Moradores de Medellín, turistas nacionais e estrangeiros, bem como a indústria cultural, contribuíram para o fato de que a figura do excêntrico narcotraficante deu uma guinada simbólica que vai desde o sujeito histórico até sua transformação em ícone pop. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar a imagem de Pablo Escobar, por meio de uma pesquisa qualitativa que reúne posições teóricas para refletir sobre a paisagem simbólica que configura Pablo Escobar como bandido e como ícone. Nessa trajetória, é dada atenção à categoria antropológica do imaginário social que centraliza Pablo Escobar como uma figura ambígua e multifacetada. Enfatizando o caráter antropológico e multidisciplinar na contínua reformulação de sua imagem por meio de ideias, valores e práticas culturais em constante transição. Resumen La reproducción de la imagen de Pablo Escobar como narcotraficante, ha desencadenado numerosos debates sobre su representación y sobre el imaginario que se construye en torno a él. Residentes de Medellín, turistas nacionales y extranjeros, al igual que la industria cultural han contribuido para que la figura del excéntrico narcotraficante haya tenido una giro simbólico que inicia desde el sujeto histórico hasta su transformación en icono pop. Por lo tanto, este trabajo tiene por objetivo analizar la imagen de Pablo Escobar, por medio de una investigación cualitativa que reúne posturas teóricas con las cuales se pueda reflexionar sobre el paisaje simbólico que configura a Pablo Escobar como un bandido y como un icono. En este recorrido se presta atención a la categoría antropológica del imaginario social que centra a Pablo Escobar como una figura ambigua y multifacética. Destacando el carácter antropológico y multidisciplinar en la continua reelaboración de su imagen a través de ideas, valores y prácticas culturales en transición constante.ptopenAccessEscobar, Pablo, 1949-1993Medellín (Colômbia)imaginário socialindústria culturalPablo Escobar: el icono pop, el bandido el héroe; una etnografía en las calles de MedellínThesis