Biolo, Valéria Oliveira de AlmeidaMatheus, Ana Elisa DuarteSilva, Anilde Tombolato Tavares da2018-01-082018-01-082014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3153Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, propicia ao discente a possibilidade de interligar ensino, pesquisa e extensão, justifica-se tal afirmação, pois ao mesmo tempo que o discente aprende (em sala de aula), ele necessita ampliar sua aprendizagem através da pesquisa, muitos dos bolsistas que se inserem no Programa, estão nas primeiras séries, sendo assim, ainda não possuem bagagem suficiente para intervir nas salas de aulas das instituições parceiras do PIBID Pedagogia-UEL. Aprendem, aprofundam, buscam novos conhecimentos e intervêm com a qualidade esperada, pelos coordenadores e supervisores do Programa em questão, favorecendo (positivamente), a formação docente. Este trabalho tem o objetivo de afirmar que o PIBID Pedagogia- UEL, promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Para isso, além dos referenciais teóricos, discorremos sobre o nosso relato no Programa (aluna-bolsista, e supervisora)poropenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)PIBID Pedagogia-UEL: promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensãoconferenceObject