OrientaçãoLau, Viviane de Campos2022-06-032022-06-032022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6629Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música.Desde o século passado sabe-se da luta constante das mulheres pela a igualdade de gênero. Entretanto, ainda nos deparamos com essa desigualdade em muitas das áreas da vida de uma mulher. Com o intuito de contribuir para a visibilidade dos repertórios musicais compostos por mulheres Latino-americanas, o objetivo desse trabalho é trazer uma reflexão sobre os obstáculos que se apresentaram em suas trajetórias dentro da música, e de como esses podem interferir na performance musical. Para isso, foi realizado um levantamento biográfico de duas compositoras latina americanas, Lia Cimaglia e Cacilda Borges, e uma pesquisa sobre os conflitos enfrentados pelo gênero feminino no campo da composição e da performance. Através desse trabalho pudemos obter uma maior compreensão destas jornadas repletas de empecilhos e de seus desdobramentos até os dias de hoje, implicando em nossas posturas performáticas. O conhecimento adquirido ao longo desse trabalho nos permitiu refletir enquanto mulheres latino-americanas do século XXI, sobre como podemos repensar novas formas de construir uma performance mais dinâmica e ressignificada.poropenAccessCompositoras latino-americanas. Música latino-americana. Corporeidade.Reflexões sobre Gênero e Performance Musical na América-Latina: um estudo com Base nas Obras de Cacilda Borges e Lia CimagliabachelorThesis